Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

CNI se reúne com delegação empresarial e ministro da Economia da Áustria

A entidade considera importante o apoio da indústria austríaca na conclusão de acordo entre Mercosul e União Europeia

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h20 - Publicado em 15 abr 2024, 12h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Confederação Nacional da Indústria vai se reunir nesta segunda com o ministro da Economia e do Trabalho da Áustria, Martin Kocher, que lidera comitiva de 36 representantes da Câmara Federal de Comércio, da Federação das Indústrias Austríacas e de empresas austríacas.

    Entre os empresários confirmados estão Markus Patscheider, representante do Aeroporto de Viena-Schwechat, maior aeroporto da Áustria, que quer estabelecer parcerias no Brasil; Michael Junghans, CEO da Witersdorfer Holding GmbH, conglomerado industrial que lidera cinco setores de negócios; e Dieter Hopf, diretor geral da Andritz Hydro Brasil, fornecedor de equipamentos, automação e serviços.

    O Brasil é o segundo maior parceiro comercial da Áustria na América Latina, atrás somente do México. Em 2023, o fluxo comercial entre os países totalizou 1,4 bilhão de dólares. Já as exportações para a Áustria totalizaram 96,3 milhões de dólares, sendo 81% deste montante da indústria da transformação. As importações para o Brasil somaram 1,31 bilhão de dólares, valor quase totalmente concentrado na indústria de transformação.

    O governo e o empresariado austríacos estão interessados em negócios nas áreas de tecnologia verde (energia hidrelétrica; gerenciamento e reciclagem de resíduos; gerenciamento de água e tratamento de águas residuais; descarbonização e eficiência energética), indústria, mobilidade e infraestrutura (transporte ferroviário; aviação civil, incluindo manutenção e treinamento; automotivo; teleféricos em áreas urbanas e turísticas; sistemas de gerenciamento de tráfego; combustíveis alternativos) e inovação e novas tecnologias, com foco especial em empresas em estágio inicial, empreendimentos emergentes e startups.

    A CNI considera importante o apoio da indústria austríaca na conclusão do Acordo de Associação entre Mercosul e União Europeia. Para o diretor de Desenvolvimento Industrial da entidade, Rafael Lucchesi, há oportunidades de projetos bilaterais para ampliar a parceria entre os dois países nas áreas de pesquisa oceânica, biodiversidade e soluções baseadas na natureza, infraestruturas de pesquisa, aviação sustentável, indústria sustentável, saúde e pesquisa espacial.

    No Brasil, o ministro austríaco Martin Kocher se reunirá também com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para restabelecer o Comitê Econômico Conjunto Brasil-Áustria e assinar um memorando de entendimento.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.