Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

CNJ, CNMP e ministérios firmam acordo contra violência a pessoas LGBTQIA+

Objetivo é implementar a nova versão do Formulário Rogéria nos órgãos de segurança pública, do Ministério Público e do Judiciário de todo o país

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 set 2024, 15h05 - Publicado em 23 set 2024, 13h30

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e os ministérios dos Direitos Humanos e da Justiça e Segurança Pública (MJSP) assinaram um acordo de cooperação técnica para implementar, em todo o país, a nova versão do Formulário de Registro de Ocorrência Geral de Emergência e Risco Iminente às Pessoas LGBTQIA+, conhecido como Formulário Rogéria.

O formulário foi batizado em homenagem à atriz e cantora transgênero Rogéria, que morreu em 2017 em decorrência de complicações de uma infecção urinária. O documento já vinha sendo utilizado em protocolos de registro de ocorrência por delegacias de 11 estados. Com o acordo, o objetivo é levá-lo a todos os órgãos de segurança pública, do Ministério Público e do Poder Judiciário do Brasil.

“Em uma sociedade como a nossa, em que a violência contra as pessoas LGBTQIA+ atinge níveis preocupantes, é de extrema relevância uma parceria como esta, a fim de que possamos promover e garantir os direitos fundamentais, a transformação e a melhoria na vida de todos os brasileiros”, afirmou o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, no ato de assinatura do acordo, que tem vigência de cinco anos.

O acordo é fruto de uma proposta da cantora Daniela Mercury ao Observatório de Direitos Humanos do Poder Judiciário (ODH), vinculado ao CNJ. O formulário contém dados sobre a identificação pessoal da vítima, sobre o risco, além de informações sobre o atendimento realizado em serviços de segurança pública ou da Justiça e de análise do profissional que tenha acolhido a vítima.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.