Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Com divergências sobre apoio a Lula, PSOL aprova federação com Rede

Partidos terão de seguir de forma unificada nos próximos quatro anos, mas cláusula aprovada libera membros do partido para se manifestarem de forma autônoma

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 30 mar 2022, 15h32 - Publicado em 30 mar 2022, 13h01

Em meio a divergências sobre eventual apoio à candidatura do ex-presidente Lula, a Executiva Nacional do PSOL aprovou, na manhã desta quarta-feira, a federação com a Rede.

O partido de Marina Silva já havia ratificado o acordo no início do mês e a confirmação do PSOL era o último passo que faltava para a concretização da aliança, mecanismo que deverá ajudar as legendas a superar a cláusula de barreira, garantindo acesso ao fundo eleitoral e a tempo de televisão e rádio.

Com o acerte, as legendas seguirão de forma unificada na eleição deste ano e nos próximos quatro anos e deverão aprovar uma resolução sobre política de alianças que deve ser aplicada em todos os estados, vetando partidos que compõem a base de apoio ao governo Bolsonaro e governos declaradamente de direita, diz o PSOL.

Dentro das negociações, foi aprovada uma cláusula que libera membros do partido para se manifestarem de forma autônoma à da chapa escolhida pela federação sem que haja caracterização de infidelidade partidária. Lideranças como Marina Silva — que deve concorrer a uma vaga na Câmara — e Heloísa Helena já apresentaram publicamente divergências em relação à candidatura de Lula, por exemplo, e ensaiam um apoio ao pré-candidato do PDT, Ciro Gomes.

Continua após a publicidade

Guilherme Boulos, por outro lado — que também deverá concorrer a uma vaga como deputado federal –, já declarou apoio ao ex-presidente Lula.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.