Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Como a ausência de Lira no ato do 8 de Janeiro foi avaliada na Câmara

Deputado ligou para Lula e avisou que não compareceria à cerimônia devido a problemas de saúde de seu pai, Benedito de Lira

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 17h02 - Publicado em 9 jan 2024, 07h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • DE OLHO - Arthur Lira: seus aliados são os principais cotados para a Caixa, uma demonstração do cacife do parlamentar junto ao governo
    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira -  (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    No ato Democracia inabalada, realizado nesta segunda-feira, 8, no Salão Negro do Congresso, em memória à resistência dos Três Poderes diante dos ataques golpistas de 8 de janeiro do ano passado, nenhuma ausência chamou mais atenção que a de Arthur Lira.

    Quem observou o ambiente a partir desse contexto comentou, com algum espanto, que a Câmara, igualmente atacada um ano atrás, assim como o Senado, o Palácio do Planalto e o STF, não teve representante no palco do ato. Nenhum integrante da Mesa Diretora da Câmara compareceu para representar a Casa. Nenhum deputado discursou.

    Lira telefonou para Lula avisando que não viajaria a Brasília devido a problemas de saúde do seu pai, o prefeito de Barra de São Miguel e ex-senador, Benedito de Lira.

    Mesmo assim, comentou-se nos bastidores do ato que, se o deputado realmente quisesse ir, mesmo com restrição de tempo, viajaria no avião da FAB a que tem direito como presidente da Câmara para um bate-volta, regressando a Alagoas em seguida à cerimônia.

    Na busca de uma explicação política para a ausência de Lira, citou-se na Câmara que a relação do alagoano com seu eleitorado interno, em boa parte composto pelo Centrão e por estratos bolsonaristas da Casa, pode ter pesado na decisão. Muitos parlamentares dos dois grupos enxergaram uma digital do governo Lula no ato no Salão Negro.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.