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Como a proposta de isenção do Imposto de Renda repercutiu nas redes

Levantamento da Nexus apontou que a reação positiva foi maior que a negativa em todas as plataformas analisadas

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 21 mar 2025, 15h10 - Publicado em 21 mar 2025, 15h01

Um levantamento da Nexus, empresa de pesquisa da FSB, mediu a repercussão nas redes sociais da proposta do governo Lula de isentar o Imposto de Renda para quem ganha até 5.000 reais, enviada ao Congresso na última terça-feira.

Dentre ao posts que manifestaram opinião sobre o projeto de lei apresentado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, 82% foram favoráveis e 18% contra. A Nexus analisou uma amostra das 450 publicações mais engajadas de um total de 4.218 no X, Facebook, Instagram e YouTube, da 0h de terça até as 10h30 de quarta.

Em todas as redes analisadas, a repercussão positiva superou a negativa. Os posts opinativos são majoritariamente de políticos, com 34% dos conteúdos sendo feitos por este grupo, que inclui perfis de partidos, parlamentares e integrantes do Executivo.

Entre usuários comuns (com menos de 1.000 seguidores), 52% são a favor da proposta, 23% contra e 25% neutros.

“O levantamento da Nexus mostra uma recepção positiva da proposta nas redes sociais, com destaque para parlamentares da base e integrantes do governo, mas também fora do mundo político, indicando que a isenção do imposto de renda é um tema que alcança a população em geral. O baixo volume de críticas pode estar associado à escolha da oposição não focar em criticar a medida”, afirma o CEO da empresa, Marco Tokarski.

“Apesar do sentimento majoritariamente favorável, o alcance do tema no meio digital foi limitado quando comparado a outros assuntos do dia, como o anúncio feito por Eduardo Bolsonaro de que permanecerá nos Estados Unidos”, completa.

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