Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Conselho do MME aprova Política Nacional de Transição Energética

Reunião extraordinária do órgão, presidido pelo ministro Alexandre Silveira, teve a participação do presidente Lula

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 ago 2024, 11h01

Na presença do presidente Lula, o Conselho Nacional de Política Energética, do Ministério de Minas e Energia, aprovou nesta segunda-feira a Política Nacional de Transição Energética. Durante a reunião extraordinária, realizada na sede da pasta, o ministro Alexandre Silveira apresentou a PNTE e estimou em 2 trilhões de reais o potencial de investimentos na chamada economia verde no Brasil nos próximos dez anos, com a geração de 3 milhões de empregos.

“É energia eólica, solar, hídrica, biomassa, biodiesel, etanol, diesel verde, captura e estocagem de carbono, combustível sustentável de aviação, hidrogênio verde. É o renascimento da indústria do Brasil em bases sustentáveis. É agregação de valor ao produto brasileiro produzido com energia limpa e renovável, é oportunidade para impulsionar o uso do nosso conteúdo local”, afirmou o ministro no evento.

A política prevê a criação do Fórum Nacional de Transição Energética, onde serão ouvidos diversos atores públicos e privados para construção coletiva permanente sobre o tema, e do Plano Nacional de Transição Energética, que será articulado com outras iniciativas governamentais, como o PAC, o Plano Clima, a Nova Indústria Brasil e o Pacto pela Transformação Ecológica.

Outras resoluções aprovadas

Na mesma reunião, que contou com a participação de outros ministros do governo Lula e de representantes do setor, o CNPE aprovou uma resolução que estabelece diretrizes voltadas para a descarbonização das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no país, que integra o compromisso firmado na adesão do Brasil ao Compromisso Global do Metano para reduzir emissões até 2030, durante a COP 28, em Dubai, no ano passado.

O conselho também aprovou outra resolução que define a manifestação de interesse da Petrobras no bloco Jaspe, que será licitado sob o regime de partilha de produção, no próximo Ciclo de Oferta Permanente. O edital deverá ser publicado pela ANP até o final do ano, com leilão previsto para o início de 2025.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.