Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

CPI, impeachment: as cobranças após Moraes ressuscitar decreto de Lula

Depois da decisão do ministro do STF, Motta e Alcolumbre passaram a ser cobrados por uma reação imediata contra a Corte

Por Marcelo Ribeiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 17 jul 2025, 09h45 - Publicado em 16 jul 2025, 20h25

Após o ministro Alexandre de Moraes, do STF, retomar a validade de parte do decreto de Lula que aumentou o IOF, parlamentares da oposição foram às tribunas do plenário da Câmara cobrar uma reação do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do chefe do Legislativo, Davi Alcolumbre.

“É um absurdo vermos a Câmara e Senado sendo desmoralizados para atender ao pedido do Executivo. Pela caneta de um ministro que não tem um voto, mete imposto nas costas do povo. espero que Motta e Alcolumbre reajam com altivez pelas nossas democracias. Até quando seremos capacho de outro poder?”, cobrou o líder do PL, Sóstenes Cavalcante.

Irritados com a decisão do magistrado, opositores do governo Lula centralizaram as críticas no STF e sugeriram uma série de iniciativas que poderiam partir do Congresso, como o impeachment de ministros da Corte ou a criação de uma CPI que apurasse o suposto abuso de autoridade do STF e do TSE.

“Minha pergunta é saber o que esse Congresso vai fazer. Eu tô morrendo de vergonha. Que subserviência é essa? Esse Congresso precisa parar de rastejar. Se tem rabo preso, saia da política. Ministro Alexandre de Moraes não é poder moderador, não é imperador do Brasil. Passou da hora do CPI do abuso de autoridade entrar em cena para essa pouca vergonha acabar”, afirmou Adriana Ventura.

“Venho pedir para vossa Excelência a abertura da CPI de abuso de autoridade. Nós precisamos abrir uma CPI, precisamos impichar o ministro Alexandre de Moraes”, acrescentou o líder da Oposição na Câmara, Luciano Zucco.

Continua após a publicidade

 

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.