Credores do Banco Santos votam por liquidação alternativa comandada por Credit Suisse
A maioria dos credores do Banco Santos votou por uma proposta de liquidação alternativa, que pode colocar fim ao processo de falência do banco, que já dura mais de 10 anos. Em assembleia encerrada há pouco, titulares de 60% das dívidas com garantia aprovaram a realização de uma liquidação alternativa. Para a gestão dos ativos, levou o Credit […]
A maioria dos credores do Banco Santos votou por uma proposta de liquidação alternativa, que pode colocar fim ao processo de falência do banco, que já dura mais de 10 anos.
Em assembleia encerrada há pouco, titulares de 60% das dívidas com garantia aprovaram a realização de uma liquidação alternativa. Para a gestão dos ativos, levou o Credit Suisse, com 52% dos votos, batendo as propostas do Banco Paulista e da gestora Opus.
O martelo, no entanto, não está batido. Como em nenhuma das duas deliberações a aprovação ultrapassou dois terços dos créditos, a decisão final cabe ao juiz.
Em linhas gerais, a liquidação alternativa transfere aos gestores – e não ao administrador judicial – a tarefa de recuperar os créditos da massa falida. Somente os créditos com garantia do banco somam mais de 2 bilhões de reais.