Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Da Faria Lima a Maduro e Ortega: as falas de Lula na reunião com deputados

Conversa de quase três horas no Palácio do Planalto tem desabafo sobre chefes de Estado estrangeiros e até esboço de novo programa social

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 ago 2024, 12h13 - Publicado em 27 ago 2024, 06h01

Com quase três horas de duração, a reunião do presidente Lula com líderes da base governista na Câmara na segunda-feira, 26, transitou por assuntos variados, que foram de críticas à Faria Lima a um desabafo sobre chefes de Estado estrangeiros, passando pelo impasse sobre emendas parlamentares e, até, por um novo programa social.

O petista abriu sua fala com uma avaliação otimista sobre o atual mandato, afirmando que está vivendo um momento “muito feliz” com a possibilidade de “reposicionar o país perante o mundo” e que tem “cada vez mais uma grande obsessão de resolver a fome e a miséria” no Brasil.

Aos deputados, Lula anunciou que vai lançar um novo programa de subsídio ao gás de cozinha que, segundo ele, beneficiaria 21 milhões de pessoas. “Não é certo ter gás caro neste país. Precisa ter gás barato como item da cesta básica”, disse.

O impasse em torno das regras para a execução das emendas parlamentares ao Orçamento federal veio à tona na reunião quando dois participantes manifestaram preocupação sobre a suspensão do pagamento das verbas. O presidente, contudo, não se pronunciou sobre o tema.

Diante de 19 líderes de bancadas da Câmara, Lula não se furtou a falar de política externa. Leu em voz alta a declaração conjunta que fez com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, sobre as eleições na Venezuela, emendando com a seguinte afirmação: “Se eu fosse o Maduro, convocaria novas eleições”.

Continua após a publicidade

Em seguida, mudou o foco para a Nicarágua. Contou que buscou ajudar o Papa Francisco, que pediu a ele para tentar intervir junto a Daniel Ortega contra a prisão de padres e bispos da Igreja Católica, mas o presidente nicaraguense nem sequer atendeu ao seu telefonema.

Mais recentemente, Ortega expulsou o embaixador brasileiro em Manágua, Breno Dias da Costa – segundo Lula, sob a justificativa de que o diplomata não compareceu a um ato de comemoração da revolução sandinista.

“Imagina se eu vou expulsar o embaixador da Nicarágua em Brasília porque ele não veio para o 7 de Setembro?”, questionou Lula na conversa com líderes da Câmara.

Entre os alvos das críticas do petista, sobrou também para o sistema financeiro. “Não quero um país dependente da Faria Lima”, declarou. “Os banqueiros querem tudo cada vez mais.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.