Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Decisão de Mendonça, do STF, provoca atritos com ministros do STJ

Ministro do Supremo mandou interromper julgamento de interesse do governo quando os ministros da Corte vizinha já analisavam a matéria

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 abr 2023, 16h56 - Publicado em 26 abr 2023, 16h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Como amplamente divulgado nesta semana, os ministros da Primeira Seção do STJ iriam analisar nesta quarta um caso de forte interesse do governo Lula, por envolver a tributação de empresas que recebem incentivos fiscais de ICMS.

    O colegiado começou, de fato, a analisar em caráter repetitivo (com efeito vinculante para todo o Judiciário) se a União pode cobrar Imposto de Renda e CSLL sobre os ganhos obtidos com os benefícios concedidos pelos estados.

    Com a bola já em campo, o ministro André Mendonça, do STF, assinou uma decisão liminar mandando os ministros do STJ simplesmente suspenderem os trabalhos. Segundo Mendonça, o assunto já é alvo de análise no Supremo e a decisão do tribunal superior vizinho poderia gerar conflitos na jurisprudência.

    Os ministros do STJ passaram pelo constrangimento de saber que haviam sido desautorizados por um advogado de uma das partes que atuam no caso. Ao saber da decisão, o presidente do colegiado, ministro Sérgio Kukina, mandou esvaziar o plenário, fechou o conteúdo da sessão, e passou a decidir com os colegas como lidar com a interferência repentina do Supremo. Minutos depois, Kukina e os demais ministros decidiram seguir com a análise da matéria, num evidente desconforto com a situação.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.