Delegado da PF, Valdecy Urquiza é eleito para comandar a Interpol
Em junho, o brasileiro já havia sido escolhido pelo Comitê Executivo da organização e foi ratificado nesta terça pela Assembleia-Geral, na Escócia
Pouco mais de quatro meses depois de ter sido escolhido para ser o novo secretário-geral da Interpol no âmbito do Comitê Executivo da organização, em 25 de junho, o delegado Valdecy Urquiza, da Polícia Federal brasileira, foi eleito para o cargo pela Assembleia-Geral da instituição, nesta terça-feira, 4, em Glasgow, na Escócia. Ele foi aprovado pela maioria dos 196 países membros da Interpol.
Urquiza vai comandar a maior organização policial do mundo já a partir de quinta-feira, data em que acaba o mandato do atual secretário-geral, o alemão Jürgen Stock. O brasileiro é o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar esse posto nos 100 anos de existência da instituição.
O diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, foram até Glasgow para a eleição, considerada uma formalidade após a escolha do Comitê Executivo.
O secretário-geral da Interpol é o principal executivo da organização, com mandato de cinco anos. Atualmente, Urquiza é o diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e foi vice-presidente da Interpol para as Américas de 2021 a 2024.
Aos 43 anos, o novo chefe da organização nasceu em São Luís, se formou em direito pela Universidade de Fortaleza, fez pós-graduações em administração pública pelo Ibmec e em direito ambiental pela PUC de São Paulo. Ele também estudou na Academia Nacional do FBI, em Quantico, nos Estados Unidos.