Demanda por 5G durante verão do litoral paulista cresceu até 185%
Destaques foram para Santos, Praia Grande e Peruíbe, aponta levantamento da TIM Brasil

A chegada do verão e da temporada de férias levou ao aumento do fluxo de turistas nas praias do litoral paulista. Segundo dados da TIM Brasil, a chegada dos visitantes impulsionou o consumo de 5G na região, entre dezembro e janeiro, em 39%, com um pico de 185% na semana do réveillon.
No período, as cidades de Santos e Guarujá registraram aumentos de 26% e 25% no total do tráfego 5G, respectivamente. As praias do Boqueirão, na Praia Grande, e Maresias também observaram um crescimento expressivo, com 90% e 70%, respectivamente. Já Peruíbe apresentou o maior avanço no período, com um aumento de 130% no tráfego de dados.
Fernando Sartori, gerente de rede da TIM São Paulo, afirmou que o aumento da demanda é observado a cada verão. Segundo ele, trata-se de uma tendência relacionada à mudança de hábitos dos brasileiros.
“A demanda por conectividade nas praias do litoral paulista cresce a cada temporada, impulsionada pelo aumento do turismo. O crescimento expressivo do uso do 5G nesta época pode refletir uma mudança de hábito dos turistas, que querem estar sempre conectados, seja para compartilhar momentos, acessar serviços digitais ou até mesmo trabalhar remotamente”, afirmou.
A Baixada Santista, que reúne algumas das praias mais procuradas do estado, também se destacou na temporada. No total, Santos, Praia Grande e Guarujá responderam por 56% de todo o tráfego 5G no litoral paulista. Já o horário de maior uso da conexão, apesar de variar em algumas localidades, ocorreu predominantemente entre 12h e 13h.