Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Deputado do PL vira réu por violência política de gênero no ES

Gilvan da Federal também foi denunciado pelo MP por injúria racial contra a deputada estadual Camila Valadão

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 11h34 - Publicado em 5 mar 2024, 16h07
  • Seguir materia Seguindo materia
  • .
    O Deputado Federal Gilvan Aguiar Costa, o Gilvan da Federal, se tornou hoje, 05 de março de 2024, réu em processo por crime de violência política de gênero e injúria racial contra a Deputada Estadual Camila Valadão (./.)

    O deputado federal Gilvan Aguiar Costa, o Gilvan da Federal, se tornou réu, nesta terça, em processo por crime de violência política de gênero e injúria racial contra a deputada estadual Camila Valadão. O Ministério Público do Estado do Espírito Santo ofereceu denúncia contra o parlamentar.

    Os crimes ocorreram em 2021, quando os dois ainda eram vereadores de Vitória. O fato da denúncia, que teve repercussão nacional, aconteceu durante a 125ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Vitória, no dia 1º de dezembro de 2021. O então vereador, mandou que a, agora deputada estadual, Camila Valadão calasse a boca e ainda a chamou de “assassina de bebês” e “satanista”.

    “Para tanto, utilizou de menosprezo à condição de mulher, com a finalidade de impedir ou de dificultar o desempenho de seu mandato eletivo; outrossim, ele a injuriou, ofendeu sua dignidade e decoro, ao utilizar elementos diferenciados, pejorativos, referentes à religião”, narra a denúncia do MP estadual.

    Na ocasião, as galerias do plenário da Câmara de Vitória contavam com professores da rede pública municipal, e o denunciado se dirigiu a eles de modo provocativo e até ofensivo, como relata a denúncia do MP estadual.

    Continua após a publicidade

    “Meu caso não é isolado, o que estou passando atinge milhares de outras mulheres em vários locais do Brasil. Violência política de gênero é um problema sistemático. Quando ele me ataca desta forma, com tanta violência, ultrapassa todos os limites e nada tem a ver com posicionamentos políticos contrários, não se trata só de alguém proferindo opinião, trata-se de agressão e não só a minha pessoa, mas a todas as mulheres”, diz Camila.

    Após investigação da Polícia Federal em inquérito policial, o MP estadual aceitou a denúncia e Gilvan da Federal se tornou réu pelos crimes de violência política de gênero e injúria racial.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.