Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Dino manda governo atuar contra incêndios no Pantanal e na Amazônia

Ministro do STF marca audiência de conciliação para 10 de setembro para acompanhar o cumprimento da decisão 

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 ago 2024, 19h39 - Publicado em 27 ago 2024, 16h21

O ministro Flávio Dino, STF, determinou, nesta terça-feira, 27, que o governo Lula mobilize, em até quinze dias, o maior contingente de agentes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional e da fiscalização ambiental para combater os incêndios no Pantanal e na Amazônia.

Para o custeio das ações preventivas e repressivas, o Executivo poderá abrir crédito extraordinário e, inclusive, editar medida provisória (MP), escreveu o ministro.

A decisão faz parte do julgamento de ações de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs) ajuizadas pela Rede Sustentabilidade, pelo PSOL e pelo PT durante o governo Bolsonaro.

Ao analisá-las, o plenário do Supremo deu prazo de 90 dias para a União apresentar um “plano de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia, que abarque medidas efetivas e concretas para controlar ou mitigar os incêndios que já estão ocorrendo e para prevenir outras devastações”. 

Por ter apresentado o voto vencedor no julgamento, Dino ficou responsável por redigir o acórdão, que é o resumo do julgamento.

Continua após a publicidade

Para acompanhar o cumprimento da decisão, o ministro marcou para 10 de setembro, às 10h, uma audiência de conciliação com a participação da Procuradoria-Geral da República; da Advocacia-Geral da União; dos ministérios da Justiça, do Meio Ambiente e da Mudança Climática, dos Povos Indígenas e do Desenvolvimento Agrário; e do ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que é coordenador-geral do Observatório do Meio Ambiente do Poder Judiciário. 

Os partidos autores das ações também foram convocados para a audiência.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.