Eleitores do RJ, SP e MG dão recado a Lula: do jeito que está, não dá
Pesquisa Genial Quaest mostra que ampla maioria dos eleitores de oito estados deseja que governo seja diferente nessa reta final de mandato do petista

A nova rodada da pesquisa Genial Quaest, divulgada nesta quarta, trouxe resultados colhidos em entrevistas com eleitores de oito estados, incluindo os mais populosos do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Os dados do levantamento mostram que Lula, ao abrir seu terceiro ano de mandato, não pode mais errar. Ao serem questionados se o petista, neste último um ano e dez meses que lhe restam deve seguir com o governo como está, fazendo tudo igual, ou se deve mudar, fazendo um governo diferente, a ampla maioria dos entrevistados não esconde a insatisfação.
Em São Paulo, os que consideram que Lula deve fazer um governo diferente a partir de agora somam 85%, patamar parecido ao colhido em Minas (83%) e no Rio (81%). Nesses estados, a fatia de eleitores que considera que o governo poderia seguir como está vai de 11%, em São Paulo, a 14%, em Minas, e 16%, no Rio.
A Quaest ouviu entre 1.400 e 1.622 eleitores em cada um dos três estados, entre os dias 19 e 23 de fevereiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
O levantamento também fez a mesma pergunta a eleitores de Goiás, Pernambuco, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul. A insatisfação registrada nessas unidades também foi parecida com o recorte dos maiores colégios eleitorais do país. Veja o gráfico:
