Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Em campanha contra Doria, Leite encontra Paulinho da Força

Vaiado em evento do PT, sindicalista recuou em apoio à candidatura de Lula; ex-governador do Rio Grande do Sul também tenta ampliar leque de aliados

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 abr 2022, 18h57 - Publicado em 18 abr 2022, 18h43

De malas prontas para dar o pontapé inicial de sua pré-campanha à presidência da República — em paralelo à candidatura do também tucano João Doria –, Eduardo Leite se encontrou nesta segunda-feira com o presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, em São Paulo.

“Encontrei há pouco o @dep_paulinho para uma boa conversa sobre o Brasil e a necessária construção de convergências na agenda política do país”, publicou o ex-governador do Rio Grande do Sul.

Em meio a um PSDB rachado, Leite tem procurado ampliar seu leque de aliados — assim como o dirigente da Força Sindical. Na última semana, o deputado foi vaiado “em casa”, durante evento dos próprios sindicatos com o ex-presidente Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB). Um dos motivos que “queimaram” Paulinho com a categoria é o fato de ter apoiado o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016.

O embaraço no encontro com Lula foi tanto, que o dirigente cancelou o evento em que oficializaria seu apoio à candidatura do petista, e pediu mais “firmeza” da direção do PT sobre “estarem juntos” na construção de uma aliança ampla para vencer o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Já no ninho tucano, embora Doria tenha saído vitorioso das prévias do partido, o apoio à sua candidatura tem sofrido crescente desgaste. A última baixa foi a do presidente nacional da sigla, Bruno Araújo, que se disse aliviado de deixar a coordenação da campanha do paulista.

O apoio à candidatura de Leite, por outro lado, também não é unanimidade. Mesmo respaldado por caciques como Tasso Jereissati e José Aníbal, a recente conversa do gaúcho com outras legendas — do PSD ao Podemos — e a insistência em manter seu nome na corrida ao Planalto irritou lideranças tucanas. Aécio Neves, por exemplo, já havia defendido, inclusive, que o partido sequer deveria lançar candidato próprio à presidência — direcionando o foco para a ampliação de bancadas.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.