Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Escolha de sucessor por Arthur Lira vira novela na Câmara

O deputado prometeu anunciar seu candidato para as eleições à presidência da Casa até o fim de agosto, mas só deve bater o martelo nesta semana

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 set 2024, 08h17 - Publicado em 3 set 2024, 07h30

Por que Arthur Lira não anunciou seu candidato à sucessão até o fim de agosto, como havia prometido? Na Câmara dos Deputados, uma explicação para o adiamento passou a circular enquanto o anúncio é aguardado para esta semana, a primeira de setembro.

Políticos aliados do presidente apontam que, ao longo das três semanas de recesso parlamentar, Lira ficou duas em Brasília,  mas não conseguiu conversar com muitos deputados, porque o Congresso esvaziado. Com a retomada dos trabalhos, ele foi à capital para discutir a crise das emendas parlamentares com representantes dos três Poderes.

Segundo essa justificativa, o impasse atrasou as conversas dele com presidentes dos partidos, com líderes e com os próprios candidatos — no caso, o favorito e um de seus amigos mais próximos, Elmar Nascimento (União Brasil-BA), o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP) e o líder do PSD na Casa, Antonio Brito (BA).

Antes de tornar pública a sua escolha, Lira também achou necessário falar com o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cujo partido tem a maior bancada da Câmara, com 92 deputados.

Apesar de toda a “dificuldade” de agenda de Lira, é fato que o que trava o processo todo é a disputa de aliados de Lira por seu apoio. O presidente da Câmara saiu prometendo apoiar todos os aliados. Dizia a cada um a mesma coisa: “eu apoio você, mas você precisa se viabilizar”. Em outras palavras, obter uma ampla maioria de votos dos colegas para ser um candidato vencedor.

Continua após a publicidade

No caso em questão, Elmar, Brito e Pereira chegam ao sprint final com chances, o que dificulta a escolha de Lira. Se a coisa não for bem negociada, ele terá um escolhido e ganhará dois inimigos.

Para piorar, Lira sabe, como mostrou Marcela Mattos em VEJA, que a vida é dura para ex-presidentes da Câmara. Ao sair do poder, ele precisará de um aliado no comando da Casa que se credor e continue a prestigiá-lo. Missão complicada.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

a partir de 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.