Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Ex-ministro da Educação de Temer declara voto em Bolsonaro

Ex-governador de Pernambuco, o deputado federal eleito Mendonça Filho (União Brasil) se manifestou contra Lula e a favor de Raquel Lyra nas redes sociais

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 out 2022, 08h49 - Publicado em 11 out 2022, 08h37

O deputado federal eleito Mendonça Filho (União Brasil-PE), que foi ministro da Educação do governo Michel Temer, declarou o voto em Jair Bolsonaro na disputa contra Lula no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto. O ex-governador e ex-vice-governador de Pernambuco já havia anunciado apoio a Raquel Lyra (PSDB) na eleição para o governo do estado, que ela disputa contra a ex-petista Marília Arraes (Solidariedade).

O partido de Mendonça decidiu liberar seus diretórios e filiados “para que sigam seus próprios caminhos” na eleição nacional. Em Pernambuco, no entanto, o presidente nacional do União Brasil, o também deputado federal — reeleito — Luciano Bivar causou polêmica no diretório estadual ao anunciar apoio da legenda a Marília, provocando a reação de Mendonça e outras lideranças da sigla.

“Minha posição no segundo turno é de coerência. O PT e o PSB estão há mais de 20 anos no poder no Recife e em Pernambuco. Nosso estado está estagnado, perdeu espaço para outros do Nordeste. Sempre combati o PT, partido que ajudei a tirar do poder em 2016, ao coordenar na Câmara dos Deputados o impeachment de Dilma”, escreveu Mendonça na noite desta segunda, em publicação nas redes sociais com a foto de Bolsonaro e Raquel Lyra.

View this post on Instagram

A post shared by Mendonça Filho (@mendoncafilhope)

Um parêntesis sobre a situação estadual: a candidata tucana não apoia nem Lula nem Bolsonaro publicamente, tendo feito campanha no primeiro turno ao lado de Simone Tebet — que se juntou ao petista. Em Pernambuco, o ex-presidente obteve 65,27% dos votos válidos contra 29,91% do candidato à reeleição. A associação com Bolsonaro tem, portanto, potencial negativo para a candidatura de Raquel, que passou ao segundo turno com 20,58% dos votos válidos contra 23,97% de Marília, agora apoiada por Lula.

Continua após a publicidade

Sobre o voto para dar mais quatro anos de mandato ao atual presidente, Mendonça disse que o “debate sobre a importância da Democracia é fundamental” e que vota em Bolsonaro reafirmando o compromisso “com os valores e com as instituições democráticas e com o respeito às diferenças”.

“No entanto, acho importante destacar que o PT, ao contrário do que diz, tem no seu DNA o vírus da intolerância, que plantou no país a cultura do eu contra eles. Governos do PT defenderam o controle social da mídia e chegaram a pedir a cassação do visto do jornalista norte americano Larry Rohter, por ter falado sobre o gosto do presidente Lula por bebida”, disse, acrescentando que ele e sua família foram vítimas da “intolerância petista”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.