Exposição em SP reúne artistas negras em tributo a Carolina Maria de Jesus
Evento da Caixa Cultural São Paulo foi marcado para o dia em que a escritora completaria 111 anos

A Caixa Cultural São Paulo reunirá 11 artistas negras para uma exposição em homenagem à escritora Maria Carolina de Jesus, autora de obras como “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, lançado em 1960.
Com inauguração marcada para esta sexta-feira, dia em que Carolina completaria 111 anos, e duração até 18 de maio, a mostra tem o objetivo de destacar o legado de Carolina Maria de Jesus nas novas gerações e reforçar o impacto de sua produção artístico-literária para a arte e cultura brasileira. A visitação será gratuita, de terça a domingo, das 8h às 19h.
Entre as artistas presentes, estarão Ana Paula Sirino, Antonia Maria, Bianca Foratori, Chris Tigra, Gugie Cavalcanti, Isa Silva, Mayara Amaral, Negana, NeneSurreal, Siwaju e Soberana Ziza. Elas apresentarão obras de múltiplas técnicas e elementos, como pinturas, esculturas, bordados, entre outros.
O evento tem curadoria de Thais De Menezes, pesquisadora que realizou diversas exposições nacionais e internacionais na cena de arte, cultura e educação, e de Vera Nunes, que exerce liderança em projetos artísticos de grande escala, além de pesquisar arte pública, gênero, raça e interseccionalidades.
A exposição é uma realização da Via Press Comunicação e contará com patrocínio da Caixa e do governo federal.