https://videos.abril.com.br/veja/id/facfc3ba86c35d5671192d2cbc951afc?
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso gravou um vídeo de apoio à pré-candidatura do vereador Andrea Matarazzo à prefeitura de São Paulo pelo PSDB.
O partido está rachado. Disputam a indicação, além de Matarazzo, o empresário João Doria Jr. e o deputado federal Ricardo Tripoli.
Depois de sinais de que apoia Doria, Geraldo Alckmin usou a última semana para posar com os outros pré-candidatos e tentar demonstrar neutralidade no processo. Auxiliares do governador, no entanto, admitem sua preferência pelo empresário.
Uma das razões, inclusive, é a identificação de Matarazzo com FHC e o senador José Serra. Alckmin vê a escolha do candidato tucano a prefeito como uma forma de consolidar seu comando no partido em São Paulo, algo que considera fundamental para pavimentar sua candidatura a presidente em 2018.
No vídeo de apoio a Matarazzo, FHC diz que ele é o candidato capaz de “unir todos nós”, numa referência diplomática à divisão dos caciques tucanos. Ele esteve com Alckmin há algumas semanas pregando que o partido evite a qualquer custo uma divisão como que ocorreu em 2008, quando Alckmin foi candidato a prefeito contra o aliado Gilberto Kassab e terminou em terceiro lugar na disputa.