Fiesp recebe lançamento de livro sobre políticas públicas de educação
Especialista chileno Jorge Manzi participa do debate sobre como a prática pode valorizar professores e melhorar a aprendizagem

A Editora Vozes lança, nesta terça, em São Paulo, o livro Avaliação docente ao redor do mundo: Experiências, dilemas e desafios futuros, publicado em parceria com o Instituto Península e o Movimento Profissão Docente. O evento ocorre às 18h30 na sede da Fiesp.
A obra reúne pesquisas e experiências internacionais que mostram como a avaliação das práticas de ensino pode orientar políticas públicas, apoiar a formação contínua e estruturar carreiras docentes mais valorizadas.
Segundo o livro, em países com melhor desempenho educacional no Programa Internacional de Avaliação de Alunos, o acompanhamento da atuação do professor em sala funciona como “bússola” para gestores, ajudando a identificar pontos fortes, direcionar formações específicas e garantir que docentes mais experientes estejam onde os alunos mais precisam.
O lançamento contará com a presença de Jorge Manzi, coorganizador da publicação e referência internacional no tema. Manzi é Ph.D. em Psicologia pela Universidade da Califórnia, professor na PUC do Chile, onde também é diretor do Centro de Medição MIDE UC. Ele também contribuiu para o desenvolvimento, implementação e validação de vários programas nacionais naquele país. Neste campo, também trabalhou em programas internacionais, como a avaliação regional da Unesco.
A edição brasileira trará prefácio de Claudia Costin, fundadora do Centro de Políticas Educacionais da FGV e ex-diretora global de educação do Banco Mundial, além de textos de Reynaldo Fernandes (USP) e Manuel Palacios (Inep/MEC).