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Fluxo de turismo entre Brasil e Chile surpreende Gabriel Boric

Em 2024, chilenos ocuparam a segunda colocação na lista de chegada de turistas ao território nacional, ficando atrás apenas dos argentinos

Por Pedro Pupulim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 abr 2025, 12h59 - Publicado em 23 abr 2025, 11h30

O presidente do Chile, Gabriel Boric, esteve em Brasília nesta terça-feira para uma visita de Estado ao presidente Lula. Acompanhado de uma comitiva de ministros, parlamentares e empresários, o chileno assinou tratados bilaterais com o governo brasileiro e participou do encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Chile. O encontro entre os chefes de Estado aconteceu, inicialmente, no Palácio do Planalto.

Em meio a uma série de encontros em que Lula e Boric têm tratado de acordos de cooperação e parcerias em diversas áreas da gestão pública e empresarial, dados referentes ao fluxo de turismo entre os dois países chamaram a atenção do chefe do executivo chileno, que classificou como “fantásticos” os resultados alcançados na área.

Em 2024, quase 654.000 chilenos visitaram destinos brasileiros, bem acima dos 458.000 de 2023. Já o Brasil enviou 787.000 visitantes ao Chile no ano passado, contra os 486.000 registrados em 2023.

Desde 2024, os dois paises têm desenvolvido um plano de ação para fortalecer o fluxo de turistas e a colaboração no setor. Segundo a Subsecretaria de Turismo do Chile, chefiada pela subsecretária Veronica Pardo, Brasil e Chile vêm ganhando novas rotas aéreas, especialmente depois da entrada no mercado de linhas aéreas de baixo custo, como a JetSMART e a Sky.

“A ampliação da conectividade aérea e a oferta de vários novos voos ligando o Brasil e o Chile já é fruto dessa parceria. Ano passado, o Chile foi o segundo maior emissor de turistas ao território nacional, perdendo apenas para a Argentina”, enfatizou a ministra do Turismo em exercício, Ana Carla Lopes.

Os planos de Lula e Boric deverão ganhar novo impulso a partir da concretização da Rota Bioceânica de Capricórnio, outro assunto tratado no encontro desta terça. Com conclusão prevista até 2026, o corredor ligará portos de São Paulo, Paraná e Santa Catarina aos terminais chilenos de Iquique, Mejillones e Antofagasta, favorecendo o turismo e as relações comerciais.

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