Gleisi Hoffmann recebe bancada do PSOL para discutir fim da escala 6×1
Deputados têm esperança de que guinada populista no discurso de Lula deixe governo mais receptivo a apoiar a redução da jornada de trabalho

A ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) vai receber nesta terça-feira a bancada da federação PSOL-Rede para discutir a pauta do fim da jornada 6×1. A deputada Erika Hilton é autora de uma PEC que proíbe essa escala e institui a jornada de trabalho de quatro dias semanais.
Com o embarque do presidente Lula no discurso da luta de classes para fazer frente a derrotas políticas no Congresso, notadamente a derrubada do decreto do IOF, os deputados do PSOL e da Rede nutrem esperanças de que o Planalto considere passar a defender a redução da jornada de trabalho como mais um ingrediente dessa narrativa.
Em uma tentativa de resgatar a popularidade perdida, Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, passaram a repetir que o pacote de medidas relacionadas ao IOF tinha como objetivo promover justiça tributária e social, ao fazer com que os mais ricos paguem mais impostos para que os mais pobres desembolsem menos.
Segundo os governistas, essa redistribuição só não está ocorrendo porque o Congresso, sobretudo o Centrão, prefere se alinhar ao pessoal da “cobertura”.