Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Governo Bolsonaro empodera quem comete crime ambiental, diz Marina Silva

Segundo ex-ministra do Meio Ambiente, desmatamento na Amazônia está 'fora de controle'; ano passado, 10 mil km² de floresta foram destruídos

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 jan 2022, 11h37 - Publicado em 20 jan 2022, 11h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Marina Silva (Rede) lamentou o desmatamento recorde na Amazônia no ano passado, que chegou a 10.362 quilômetros quadrados, o maior dos últimos dez anos, segundo dados do Imazon.

    A área devastada é equivalente a metade do estado de Sergipe. A destruição de terra nativa em 2021 foi 29% maior do que a registrada em 2020, ano que já havia sido recorde, segundo o monitoramento do instituto feito com imagens de satélite.

    Apesar do lamento, Marina disse não se surpreender, dado que é evidente que o governo de Jair Bolsonaro tem postura contra a proteção da Amazônia e em favor de grupos de interesse econômico na região, como garimpeiros e setores do agronegócio.

    “A agenda [da preservação] foi completamente abandonada e o desmatamento está fora de controle. Não tem como não ser diferente na realidade deste governo”, disse a ex-presidenciável e ex-ministra do Meio Ambiente.

    Marina considerou como “confissão de culpa” a fala de Jair Bolsonaro no início da semana em um evento do Banco do Brasil sobre crédito rural que reuniu representantes do agronegócio. O presidente comemorou na ocasião a redução de 80% do volume de multas do Ibama.

    Continua após a publicidade

    Para a ex-ministra, a queda não se deve ao menor número de crimes ambientais no período, pelo contrário. Ela ocorre pelo desmantelamento e pela cooptação dos órgãos de fiscalização.

    Temos aí uma perversa combinação de um governo que tem como política não ter política ambiental, que empodera aqueles que cometem crimes contra o meio ambiente e que estimula a prevaricação e a omissão dos agentes públicos na proteção da nossa floresta”, disse Marina ao Radar.   

     

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.