Governo de SP libera R$ 184 milhões para empresas chefiadas por mulheres
Medida faz parte de programa que visa promover autonomia financeira de lideranças femininas

O Governo de São Paulo anunciou a liberação de aproximadamente 184 milhões de reais em créditos para empresas lideradas por mulheres. A medida faz parte do movimento SP por Todas, e é foco da campanha Agosto Lilás.
O objetivo do programa, segundo a Secretaria de Políticas para a Mulher, é ampliar o acesso ao crédito para contribuir com o rompimento de ciclos de dependência financeira das mulheres, o que impactaria positivamente em índices de violência contra o gênero feminino.
De acordo com o governo, as ações são voltadas a micro, pequenas e médias empresas lideradas por mulheres, com financiamentos chegando a até 10 milhões de reais com condições facilitadas, taxas reduzidas, até 36 meses de carência e até 120 meses para pagamento.
Um dos requisitos para se pedir o crédito dessa linha é que a empreendedora seja sócia administradora da empresa ou então que mais de 50% do capital social seja de mulheres.
Conforme dados do governo, os recursos já liberados permitiram a ampliação de academias, salões de beleza, ateliês, serviços de educação e alimentação, além de projetos voltados à sustentabilidade.
“São taxas bem abaixo do mercado e prazos diferenciados, com linhas voltadas também para projetos de sustentabilidade e inovação. Temos um time que dá todo apoio necessário”, afirma Ricardo Brito, diretor-presidente da Desenvolve SP.