Helder Barbalho convida Trump a participar da COP30 em Belém
O governador do Pará saudou a posse do presidente dos Estados Unidos e disse esperar contar com sua presença no evento "para discutir o futuro do planeta"

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA), fez uma publicação em seu perfil no X (antigo Twitter), na manhã desta segunda-feira, convidando o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a conferência sobre mudanças climáticas da ONU (COP30), que acontecerá em Belém, em novembro deste ano.
Barbalho saudou a posse do republicano, que acontecerá a partir das 14h (horário de Brasília), e exaltou o protagonismo dos americanos na economia global.
“Os Estados Unidos são a maior potência econômica mundial, o maior parceiro do Brasil nas Américas. Saudamos a posse do presidente Donald Trump e esperamos contar com sua presença na COP30 para discutir o futuro do planeta”, escreveu.
Considerado um dos eventos mais importantes do mundo na área ambiental, a COP30 projeta a chegada de cerca de 50.000 pessoas para o evento, entre brasileiros e estrangeiros. Contudo, Trump é conhecido por ser assumidamente um negacionista climático. Defensor dos combustíveis fósseis, o republicano avisou, logo após sua vitória nas eleições americanas em 2024, que é contrário a cortes nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos Estados Unidos e que vai abdicar da liderança americana nas negociações sobre o clima.