Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Juízes federais repudiam ameaças dos EUA ao Judiciário brasileiro

'Não há democracia sem um Judiciário independente', diz a Associação dos Juízes Federais do Brasil

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 jul 2025, 19h00

A Associação dos Juízes Federais do Brasil divulgou nota, nesta quarta, para repudiar as ameaças dos Estados Unidos ao Judiciário brasileiro.

Nos últimos dias, o presidente Donald Trump anunciou que o país vai tarifar em 50% todos os produtos brasileiros, a partir de agosto, e fez críticas a decisões do STF contra Jair Bolsonaro e plataformas digitais norte-americanas.

Para a Ajufe, o posicionamento de Trump “afrontam a soberania nacional” e devem ser repudiadas com veemência. “A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) manifesta veemente repúdio às recentes declarações e iniciativas de autoridades dos Estados Unidos da América que afrontam a soberania nacional e buscam deslegitimar o sistema de Justiça brasileiro, em especial a atuação do Supremo Tribunal Federal e das instituições responsáveis pela persecução penal”, diz a entidade.

A sanção de Trump ao Brasil se pauta no discurso de perseguição judicial encampado por Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos. O republicano chegou a classificar de “caça às bruxas” a ação de golpe de Estado que pode condenar Jair Bolsonaro e outros réus a mais de 40 anos de prisão. Para a Ajufe, “tentativas de submeter decisões judiciais” representam “grave afronta” ao Brasil.

“Não há democracia sem um Judiciário independente. O Brasil possui instituições sólidas, reconhecidas internacionalmente por sua atuação técnica, imparcial e comprometida com os princípios do Estado Democrático de Direito. Tentativas de submeter decisões judiciais e a atuação de autoridades brasileiras a pressões ou avaliações externas constituem grave afronta à autodeterminação e à soberania do país”, diz a entidade.

“A Ajufe reafirma a importância do respeito mútuo entre as nações e rejeita de forma categórica qualquer forma de ingerência sobre a atuação de magistrados e magistradas brasileiras. A magistratura federal permanecerá vigilante na defesa da soberania, da legalidade e da independência das instituições, valores essenciais e inegociáveis em qualquer democracia”, segue a Ajufe.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.