Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Julgamento de cassação de registro do PCO está parado há nove meses no TSE

Procuradoria acusa partido de não prestar contas do fundo partidário

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 jun 2025, 13h09 - Publicado em 23 jun 2025, 12h50

O julgamento do pedido foi feito pela Procuradoria-Geral Eleitoral pela cassação do registro do Partido da Causa Operária (PCO) com base na falta de prestações de contas está parado há nove meses no TSE,  aguardando o voto do relator, o ministro André Ramos Tavares.

Em 2024, a legenda recebeu 3,4 milhões de reais em verbas do fundo eleitoral. Um dos beneficiados com os recursos foi Guilherme Pimenta, filho do presidente da legenda, Rui Pimenta.

Em manifestação ainda no ano passado, o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Barbosa, afirma que o PCO deixou de prestar contas das despesas feitas com recursos do fundo partidário de forma reiterada. 

“A não prestação de contas, portanto, impede a verificação das finalidades a que foram destinados os recursos públicos, ou menos a conferência de que não houve ingresso de recursos de fontes vedadas ou não identificadas, permitindo a ocorrência de ilícitos que podem afetar diretamente o pleito, desequilibrando as eleições”, diz um dos trechos da peça. 

Da verba eleitoral recebida no ano passado, o PCO direcionou 91.000 reais para a campanha de Guilherme Pimenta à prefeitura de São Paulo, que não prestou contas das despesas. Ele obteve 960 votos – ou 0,02% dos votos válidos. 

Se o julgamento continuar fora da pauta até o ano que vem, é provável que o PCO receba mais alguns milhões para as eleições de 2026. Rui Costa Pimenta já anunciou que será candidato à Presidência da República.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.