Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Kajuru pede para PF investigar acusações de John Textor, do Botafogo

Dono de 90% da SAF do alvinegro carioca diz, sem apresentar provas, que jogos do Palmeiras contra Fortaleza em 2022 e São Paulo em 2023 foram manipulados

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h45 - Publicado em 2 abr 2024, 15h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) enviou um ofício ao diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, pedindo a abertura de uma investigação para apurar as alegações do dono de 90% da SAF do Botafogo, o empresário norte-americano John Textor, de que teria evidências da manipulação de jogos em favor do Palmeiras nos Campeonatos Brasileiros de 2022 e 2023.

    Depois de ter afirmado, há pouco menos de um mês, que havia obtido uma gravação em que um árbitro brasileiro combinava o pagamento de propina para influenciar o resultado de um jogo, Textor declarou nesta segunda-feira que as vitórias do Palmeiras sobre o Fortaleza (4 a 0), em 2022, e contra o São Paulo (5 a 0), em 2023, teriam sido manipuladas por vários jogadores dos times perdedores.

    “Solicito formalmente que a Polícia Federal inicie uma investigação completa e rigorosa sobre as denúncias feitas, e obtenha as referidas provas, se elas de fato existirem, com o objetivo de esclarecer os fatos. Por fim, se necessário, que seja promovida a devida responsabilização dos envolvidos”, escreve Kajuru no ofício ao diretor-geral da PF.

    Kajuru trabalha para ser o presidente da CPI do Senado sobre a manipulação de resultados, que, segundo ele, será instalada na próxima terça-feira. O provável relator será Romário (PL-RJ), autor do pedido de abertura da comissão de inquérito. O próprio Textor elogiou, em sua nota, a iniciativa dos senadores de se debruçar sobre o tema.

    “O Senado no Brasil tomou a decisão muito sábia de investigar integralmente as alegações, feitas por mim e por outros, e acredito que todas as pessoas no Brasil podem se orgulhar dessa liderança, já que não tenho ciência de nenhum outro país importante que tenha mostrado essa liderança em confrontar a escória da corrupção no mundo do futebol”, disse o dono da SAF do Botafogo.

    Ao Radar, Kajuru afirmou que a intenção com o ofício à PF é que Textor seja ouvido e apresente as provas de suposta corrupção aos investigadores. “Se apenas falou isso de forma falaciosa, ele tem que ser banido do futebol brasileiro”, disse o senador.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.