Relâmpago: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Líder do PT na Câmara quer que PGR peça extradição de Zambelli

Após fuga da deputada para o exterior, a Procuradoria-Geral da República deve pedir a prisão preventiva da parlamentar ainda nesta terça

Por Pedro Pupulim Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jun 2025, 15h05 - Publicado em 3 jun 2025, 14h15

Líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ) encaminhou uma representação à PGR, nesta terça-feira, pedindo que o órgão tome medidas contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que anunciou estar morando fora do Brasil.

No documento, o petista afirma que a parlamentar condenada pelo STF, ao fugir do país, representa um “risco concreto à aplicação da lei penal, à ordem pública e à integridade das instituições democráticas brasileiras”.

Entre outros pontos, Lindbergh pediu à PGR que:

  • Peça a prisão preventiva de Zambelli ao STF;
  • Solicite a inclusão do nome da deputada na difusão vermelha da Interpol;
  • Inicie o procedimento de extradição, com base nos tratados internacionais vigentes;
  • Determine o bloqueio dos valores recebidos por Pix e apure os indícios de estelionato, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal;
  • Oficie ao Ministério das Relações Exteriores para revogação do passaporte diplomático da parlamentar.

Antes do pedido de Lindbergh, fontes ligadas à PGR afirmaram ao Radar que o órgão pretende requerer ao Supremo a prisão preventiva de Zambelli ainda nesta terça.

Continua após a publicidade

Condenação no Supremo

Em maio, o STF condenou Carla Zambelli a dez anos de prisão por conta de uma invasão aos sistemas do CNJ, no âmbito das eleições de 2022. A votação da Corte foi unânime para condená-la.

Depois que a condenação do Supremo foi confirmada por todos os ministros, Zambelli apresentou um “dossiê” que, em tese, comprovaria a sua inocência. Ela disse que ainda iria recorrer, mesmo que por meio de recursos internos da Corte para reverter a sua prisão.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.