Lula e Tarcísio dividem palanque para lançar edital de túnel de R$ 6 bi
Construção da ligação submersa entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, é a obra mais cara do Novo PAC

O presidente Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estarão no mesmo palanque na manhã desta quinta-feira, na cerimônia de lançamento do edital para a construção do túnel submerso que ligará Santos ao Guarujá. A obra tem investimento estimado em cerca de 6 bilhões de reais e é a obra mais cara do Novo PAC, do governo federal. O evento acontecerá no Parque Valongo, no Porto de Santos, a partir das 10h30.
Nesta quarta-feira, o TCU decidiu que órgãos estaduais irão fiscalizar o contrato e a obra, permitindo a publicação do edital para a Parceria Público-Privada (PPP) que irá construir o túnel, o primeiro imerso do Brasil e o maior do tipo na América Latina. O lançamento será oficializado no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta quinta.
A obra de 1.500 metros, sendo 870 submersos, tem como objetivo garantir maior eficiência logística para a Baixada Santista. A travessia, que hoje pode durar até duas horas em balsas, será feita em apenas cinco minutos, sem interrupções, de acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos. O projeto contempla seis faixas de rodovia, ferrovia para Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), além de uma ciclovia e passagem para pedestres.
Além do presidente e do governador, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também participarão da cerimônia.
No evento, haverá ainda a celebração do Acordo de Recuperação Definitiva do Fundo de Pensão Portus, a assinatura da renovação do Convênio de Delegação do Porto de São Sebastião e o anúncio de financiamento de 2,4 bilhões de reais do BNDES para a primeira fase da Linha 2 – Verde Metrô SP.