Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula recebe ligação de Putin e defende negociação de paz na Ucrânia

Segundo o Planalto, o brasileiro reforçou a necessidade de "uma ampla reforma do sistema de governança global, a ser debatido no âmbito do G20"

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 jun 2024, 19h14 - Publicado em 10 jun 2024, 16h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Planalto informou há pouco que Lula recebeu uma ligação do presidente da Rússia, Vladmir Putin, na manhã desta segunda-feira, na qual o brasileiro falou sobre a guerra na Ucrânia, invadida pelos russos há mais de dois anos.

    “O presidente Lula reiterou a defesa de negociações de paz que envolvam os dois lados do conflito, em linha com documento assinado pelo assessor presidencial Celso Amorim e seu homólogo chinês Wang Yi“, diz a nota divulgada pelo governo brasileiro.

    Ainda de acordo com o comunicado, Lula também reforçou a necessidade de “uma ampla reforma do sistema de governança global, a ser debatido no âmbito do G20, que reflita os novos arranjos geopolíticos mundiais e reforcem o papel das Nações Unidas como espaço de concertação para a prevenção de conflitos”.

    No telefonema, Putin expressou sua solidariedade com as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e conversou com o presidente brasileiro sobre cooperação econômica bilateral e governança multilateral. O líder da Rússia recordou ainda a recente visita da presidente do Banco do Brics, Dilma Rousseff, ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

    Continua após a publicidade

    Os dois também discutiram a recém-concluída viagem do vice-presidente Geraldo Alckmin à China para participar da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação e a registraram a presença do chanceler Mauro Vieira na reunião de ministros das Relações Exteriores do Brics, que está acontecendo na Rússia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.