Lula tenta se aproximar de Motta e do partido de Tarcísio de Freitas
Presidente deve cobrar maior engajamento do Republicanos, que tem cargos no primeiro escalão do governo, em pautas de interesse do Executivo

Em uma ofensiva que já fez com outros partidos com cargos na Esplanada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva almoça nesta terça-feira com o Republicanos, partido do presidente da Câmara, Hugo Motta, e do governador Tarcísio de Freitas, potencial adversário do petista nas urnas em 2026.
Segundo apurou o Radar, o encontro servirá para que o mandatário cobre maior engajamento do Republicanos, que tem cargos no primeiro escalão do governo, em pautas de interesse do Executivo, entre elas, a reforma do imposto de renda, que já está pronta para ser votada no plenário da Câmara.
Além de Motta, devem participar o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, o líder do partido na Câmara, deputado Gilberto Abramo, e o único ministro filiado à legenda no governo, Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).
Lula também busca se aproximar ainda mais de Motta em um momento de turbulência da relação do chefe do Legislativo com os bolsonaristas. Eles já se reuniram no Palácio da Alvorada na semana passada.
Interlocutores avaliam que a ofensiva, que também já foi feita sobre PSD, União e MDB nas últimas semanas, não tem pretensões de conseguir alianças para 2026, mas pretende garantir que essas legendas correspondam às expectativas do Planalto em votações cruciais para o governo – por terem postos estratégicos no primeiro escalão do governo, esperam que votos sejam entreguem em apreciações de matérias relevantes.