Lula vai sancionar reajuste de 9% para servidores públicos federais
Cerimônia será realizada na manhã desta sexta-feira, no Palácio do Planalto, e reajuste começa a ser pago a partir de 1º de junho
Dois dias depois de o Congresso aprovar, em sessão conjunta, o projeto que garante o reajuste de 9% nos salários dos servidores públicos federais civis, incluindo aposentados e pensionistas, o presidente Lula vai sancionar a lei na manhã desta sexta-feira, em um evento no Palácio do Planalto.
A cerimônia terá a participação da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que fechou o acordo com as entidades representativas em março, após rodadas de negociações.
Com um impacto de cerca de 11 bilhões de reais ao longo deste ano, o reajuste será concedido de forma linear a todas as categorias e começa a contar na folha a partir de 1º de maio, sendo pago no salário de 1º de junho. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas diretamente.
O governo informou que esse é o primeiro acordo para reajuste de servidores públicos desde 2016 — ano em que a Mesa Permanente de Negociação entre servidores e governo federal foi desativada.