Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Maioria dos brasileiros acha que Ucrânia tem mais razão, diz Ipespe

Jair Bolsonaro e Lula tiveram posicionamentos que penderam mais para o lado russo no conflito; apenas 8% dos brasileiros dão razão à Rússia

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 mar 2022, 11h37 - Publicado em 11 mar 2022, 11h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ukrainian refugees walk a bridge at the buffer zone with the border with Poland in the border crossing of Zosin-Ustyluh, western Ukraine on March 6, 2022. - Over 1.5 million refugees have fled Ukraine in the week since the invasion by Russian on February 24, 2022, with over half going to Poland, according to the UN refugee agency. (Photo by Daniel LEAL / AFP)
    Segundo o levantamento, 97% dos brasileiros tomaram conhecimento do conflito e 56% dos ouvidos acham que a Ucrânia tem mais razão. Apenas 8% disseram que a Rússia tem mais razão, enquanto 17% responderam que nenhum dos dois lados tem razão. Somente 3% dos ouvidos deram razão a ambas as partes e 17% não souberam responder.  (Daniel Leal/AFP)

    A maioria dos brasileiros acha que a Ucrânia tem mais razão no conflito com a Rússia, segundo a pesquisa eleitoral contrata pela XP ao Ipespe divulgada nesta sexta-feira. Conforme o Radar mostrou na última terça, a pesquisa, que tem como foco identificar em quem os eleitores vão votar para presidente em outubro, perguntou pela primeira vez a opinião dos cidadãos sobre a agressão russa à Ucrânia.

    Segundo o levantamento, 97% dos brasileiros tomaram conhecimento do conflito e 56% dos ouvidos acham que a Ucrânia tem mais razão. Apenas 8% disseram que a Rússia tem mais razão, enquanto 17% responderam que nenhum dos dois lados tem razão. Somente 3% dos ouvidos deram razão a ambas as partes e 17% não souberam responder.

    A pesquisa mostrou que um terço dos brasileiros, ou 33%, acham que a postura de Jair Bolsonaro perante ao conflito é totalmente errada. Outros 15% acham que o presidente lida com a questão de forma parcialmente errada. Já os que acham que o presidente está parcialmente correto corresponderam a 17% dos ouvidos, enquanto 25%, ou um quarto dos entrevistados, disse que o presidente está totalmente correto em seu posicionamento.

    Tanto Jair Bolsonaro quanto Lula, seu principal rival na corrida eleitoral, já deram declarações que penderam mais para o lado russo no conflito. A pesquisa foi realizada entre segunda e quarta-feira dessa semana, com 1.000 entrevistados de todos as regiões do país. A margem de erro estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.