Mara Gabrilli toma posse para segundo mandato em comitê da ONU
Senadora foi reeleita perita em grupo da Organização das Nações Unidas que discute Direito das Pessoas com Deficiência

A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) esteve na Suíça recentemente para ser empossada pela segunda vez como membro do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Ela foi indicada à reeleição pelo governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, e foi reeleita ao cargo em 11 de junho do ano passado, durante uma conferência da Organização das Nações Unidas em sua sede, em Nova Iorque.
Em missão oficial no país desde o dia 3 de março, Gabrilli visitou o Cern, centro científico voltado à pesquisa nuclear do qual o Brasil segue sendo o único país das Américas a ser associado.
Gabrilli cobrou em 2022 do então presidente da Câmara, Arthur Lira, celeridade na tramitação do acordo de associação entre Brasil e Cern. O acordo avançou e foi concluído em 2023, entrando em vigor em março de 2024.
“A adesão do Brasil ao Cern coloca o país no mais alto nível da pesquisa científica global, abrindo oportunidades para nossos pesquisadores, fortalecendo a inovação nacional e impulsionando exportações de alto valor agregado”, disse a senadora.
No seu primeiro mandato, Mara Gabrilli foi perita do comitê quando o colegiado teve que lidar com a pandemia de covid-19. Na ocasião, os trabalhos do grupo ocorreram de forma remota.
Em seus discursos, a senadora alertou sobre os impactos da pandemia na saúde física e mental das pessoas com deficiência (PcD), tema que foi objeto de reuniões conduzidas de forma remota com a sociedade civil e agências da ONU.