Metade dos brasileiros veem EUA mais autoritário do que China, diz Nexus
Levantamento mostra os impactos do tarifaço na imagem dos Estados Unidos com as políticas adotadas por Trump
Um levantamento feito pelo Instituto Nexus apontou que 50% dos brasileiros avaliam o atual governo norte-americano como mais autoritário com outros países do que o chinês (38%). Ao todo, 12% dos entrevistados não apresentaram resposta.
Por outro lado, a mesma pesquisa mostrou que, para 60% dos entrevistados pela Nexus, o regime político dos Estados Unidos é mais democrático que o da China, enquanto 25% avaliam os chineses como mais democráticos e 15% não souberam ou não responderam a esta indagação.
“Embora mais brasileiros vejam os Estados Unidos como mais democráticos que a China, a atual gestão de Donald Trump leva mais gente a considerar o atual regime norte-americano como mais autoritário que o regime chinês. Os conceitos de democracia e de autoritarismo parecem conflitantes à primeira vista. Todavia, não é porque uma nação seja vista como democrática que ela também não possa ser tida como autoritária. Vale ressaltar que autoritarismo não significa necessariamente um regime ditatorial. Os brasileiros têm sentido o governo Trump interferindo na política e na economia mundial, principalmente, dos países do Brics, como China, Rússia, ìndia e África do Sul”, analisou Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.
Os dados da Nexus também captaram que 70% dos brasileiros avaliam que os Estados Unidos são mais influentes nas relações exteriores, enquanto 20% interpretam que são os chineses. Outros 11% não souberam ou não responderam.
Quanto ao meio ambiente, houve empate. Segundo o levantamento, 42% dos brasileiros encaram os Estados Unidos como os mais prejudiciais, mesmo percentual dos que avaliam ser a China. Outros 16% não souberam ou não responderam.
Segundo a Nexus, a pesquisa foi feita com 2.005 cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação, entre os dias 15 a 19 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais, e nível de confiança de 95%.







