Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ministro da Educação anuncia edital para 5,7 mil novas vagas de medicina

Anúncio ocorre após críticas do CFM sobre ‘abertura indiscriminada’ de novos cursos

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h44 - Publicado em 6 out 2023, 17h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Depois de cinco anos, o governo federal voltou a anunciar um chamamento para o Programa Mais Médicos com a abertura de 5,7 mil novas vagas para cursos de medicina em instituições privadas. Atualmente o Brasil tem 32,1 mil vagas de medicina em entidades privadas e 9,7 mil nas públicas.

    Como mostrou o Radar, o Conselho Federal de Medicina publicou uma crítica a “abertura indiscriminada” de cursos na área. Um edital lançado nesta semana autorizou a abertura de 95 novas faculdades. 

    Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que pretende atingir a meta da OCDE de 3,3 médicos para cada 1.000 habitantes em dez anos. A prioridade são para as regiões com menos de 2,5 profissionais para cada 1.000. 

    Os estados que podem abrir mais vagas, portanto, são: Bahia (900), São Paulo (780), Pará (660), Ceará (600), Maranhão (540) e Pernambuco (420). Enquanto, Amapá, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina, poderão abrir apenas 60 vagas, ou seja, um curso novo. 

    Para o avaliador do INEP e sócio-fundador das consultorias BrandU e Somos Young, Rodrigo Bouyer, as novas vagas são um avanço para suprir uma lacuna importante na educação brasileira

    Continua após a publicidade

    “É uma parceria que o Ministério da Saúde, o Ministério da Educação e as instituições privadas estão estabelecendo para suprir esse desafio de falta de médicos no Brasil”, disse Bouyer.

    “Muitos desses municípios e desses lugares de desigualdade precisam de construção de universidades e instalação de uma infraestrutura específica e melhor qualificada para o SUS”, ponderou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.