Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ministro de Lula ataca iFood e Mercado Livre: “Modelo explorador”

Luiz Marinho critica postura de aplicativos de entrega em negociações com governo e centrais sindicais

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 11h36 - Publicado em 4 mar 2024, 17h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) afirmou nesta segunda-feira, na cerimônia no Palácio do Planalto em que Lula assinou o projeto de lei complementar que dá direitos trabalhistas a motoristas de aplicativos de transporte de passageiros, que o iFood, o Mercado Livre e outras plataformas de entrega têm um “modelo explorador”.

    “Ainda restam os aplicativos das entregas, dos motoboys, motociclistas, que ainda não chegamos lá, e talvez seja uma categoria mais sofrida ainda do que os colegas que aqui estão (motoristas). Mas nós chegaremos lá. Espero que esse projeto de lei influencie nos demais segmentos para que a gente possa voltar à mesa”, disse Marinho.

    Em seguida, ele começou a desfiar críticas à postura das plataformas de entrega nas negociações com o governo Lula e centrais sindicais. 

    “Não adianta o iFood mandar recado – e olha que manda recado, presidente, encontra ministro, ministra, gente do governo, amigos do governo e manda recado: ‘Nós queremos conversar’. Nós conversamos o ano inteiro. Ifood e Mercado Livre diziam que o padrão dessa negociação não cabe no seu modelo de negócio. Não cabe porque é um modelo de negócio altamente explorador”, declarou o ministro.

    Marinho acrescentou que as plataformas desse segmento precisam “chegar no real”, e sentar à mesa para negociar um padrão remuneratório “que ofereça condição de cidadania e condição de vida digna a esses trabalhadores e trabalhadoras”.

    Continua após a publicidade

    Com sarcasmo, ele completou: “Tomar café e água gelada é muito bom, mas é insuficiente. É preciso ir para o passo concreto.”

    Já Lula afirmou que “nós vamos encher tanto o saco que o iFood vai ter que negociar para fazer aquilo que vocês fizeram junto ao transporte”.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.