Moro quer Celso Amorim em debate no Senado sobre guerra Israel-Hamas
A Comissão de Relações Exteriores vai realizar audiência pública na quarta-feira com o chanceler Mauro Vieira
A Comissão de Relações Exteriores do Senado agendou na semana passada uma audiência pública sobre o conflito em Israel e na Palestina para a próxima quarta-feira, com a presença confirmada do chanceler Mauro Vieira.
Suplente da CRE, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) apresentou nesta segunda-feira requerimento para que o ex-chanceler Celso Amorim seja incluído no debate, que também tratará da posição da diplomacia brasileira e a repatriação de brasileiros da região. Isso porque o ex-ministro das Relações Exteriores é o atual chefe da Assessoria Especial do presidente Lula.
“Em virtude da gravidade do tema, é imperioso que o Senado ouça, também, na mesma audiência, o Embaixador Celso Amorim, tendo em vista sua atuação direta pela Presidência da Republica em assuntos que envolvam temas de alta relevância internacional”, afirmou Moro no requerimento.
Neste domingo, o senador provocou nas redes sociais ao escrever que “o Brasil não tem relevância internacional suficiente para fazer qualquer diferença na guerra no Oriente Médio”.
“A crise serve apenas para Lula exercitar a sua megalomania diplomática e para revelar o quanto a ideologia comprometeu a capacidade de parte da política brasileira de condenar atos terroristas”, comentou.