Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

MP quer que TCU cobre planos do time de Lula sobre meio ambiente

O procurador Lucas Furtado avalia que as medidas definidas pela equipe de transição para o setor devem ser acompanhadas pelo tribunal

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 12 dez 2022, 14h17

O Ministério Público junto ao TCU apresentou representação na corte de contas pedindo que a equipe de transição do governo Lula detalhe os seus planos para o Meio Ambiente.

Conforme Veja noticiou na sexta-feira passada, a transição avalia fazer um “revogaço” nos decretos do presidente Jair Bolsonaro no setor. Uma das medidas a serem enterradas, por exemplo, é a que flexibilizou as regras da fiscalização ambiental no país pelo Ibama. Existe a expectativa de que ao menos 120 decretos sejam revogados no próximo governo, 25 dos quais já nos primeiros dias da nova gestão. 

O subprocurador geral do MP junto ao TCU, Lucas Furtado, solicitou que o tribunal tome medidas para conhecer melhor os planos do novo governo na área, em “benefício da sociedade e do interesse público”.

“Pois bem, ao que parece, após anos de descaso com o meio ambiental do atual governo Bolsonaro, o próximo governo tem buscado medidas para mitigar os prejuízos ambientais ocasionados. Porém promessas não bastam, é necessário que haja o acompanhamento dessas medidas a fim de que, na prática, traga benefícios para o país”, diz o procurador.

“Ante o exposto, este representante do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, com fulcro no artigo 81, inciso I, da Lei 8.443/1992, e no artigo 237, inciso VII, do Regimento Interno do TCU, requer ao Tribunal, pelas razões acima aduzidas, que decida pela adoção das medidas necessárias a conhecer as tratativas da equipe de transição do Governo no que se refere à implementação de pacote ambiental, em especial visando acompanhar e fiscalizar a efetividade e os desdobramentos das medidas anunciadas no plano de ação ambiental”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.