Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Na Guiana, Lula faz apelo para América do Sul “como zona de paz”

Presidente também falou sobre o conflito na Faixa de Gaza e, sem citar Israel, afirmou que o Brasil “não quer ter contencioso com nenhum país do mundo”

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 09h56 - Publicado em 29 fev 2024, 12h33

Na Guiana, Lula fez uma declaração ao lado do presidente Irfaan Ali nesta quinta-feira e pediu esforço para manter a “América do Sul como uma zona de paz no planeta Terra”. O país vizinho vive uma tensão após uma ameaça da Venezuela, no fim do ano passado, de invadir o país em uma disputa pelo território de Essequibo.

“A nossa integração com a Guiana faz parte da estratégia do Brasil de ajudar não apenas no desenvolvimento, mas trabalhar intensamente para que a gente mantenha a América do Sul como uma zona de paz no planeta Terra. Nós não precisamos de guerra”, disse Lula.

“A guerra traz destruição de infraestrutura, destruição de vidas, e traz sofrimento. A paz traz prosperidade, traz educação, traz geração de emprego e tranquilidade aos seres humanos. Esse é o papel que o Brasil pretende jogar na América do Sul e no mundo”, seguiu o presidente brasileiro.

O petista lembrou da guerra entre Ucrânia e Rússia e o conflito na Faixa de Gaza. Desta vez, sem citar Israel e condenando o “ato terrorista do Hamas”, Lula enfatizou que o Brasil não quer ter “contencioso com nenhum país do mundo”.

“Todo mundo sabe que o Brasil é contra a guerra na Ucrânia, todo mundo sabe que o Brasil é contra o que está acontecendo na Faixa de Gaza, da mesma forma que fomos contra o ato terrorista do Hamas, e todo mundo sabe que o Brasil não tem e não quer ter contencioso com nenhum país do mundo. O Brasil quer paz, quer prosperidade, quer crescimento econômico e quer melhoria de vida do nosso povo.”

Na única vez em que citou a Venezuela, Lula disse que vai agradecer pessoalmente, na reunião da Celac, o primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, “por ser um coordenador das conversas entre a Guiana e a Venezuela”.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.