Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2024

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Na primeira semana de batalha, Lula venceu Bolsonaro nas redes

Apoios a Lula renderam mais interações que os de Bolsonaro nas redes

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 out 2022, 07h52 - Publicado em 11 out 2022, 07h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • (COMBO) This combination of pictures created on October 5, 2022 shows Brazilian President Jair Bolsonaro (L) gesturing during the signing ceremony of the Provisional Measure that changes the rules for fuel trade, at Planalto Palace in Brasilia, on August 11, 2021, and Brazilian presidential candidate for the leftist workers party (PT) and former President (2003-2010), Luiz Inacio Lula da Silva, gesturing during a press conference in Rio de Janeiro, Brazil, on September 30, 2022. - Brazil's bitterly divisive presidential election will be decided in a runoff on October 30 as incumbent Jair Bolsonaro beat first-round expectations to finish a closer-than-expected second to front-runner Luiz Inacio Lula da Silva in the October 2 first round. (Photo by EVARISTO SA and Carl DE SOUZA / AFP)
    Os apoios anunciados a Lula renderam pouco menos de 1,1 milhão de interações, entre postagens, comentários e compartilhamentos nas redes sociais, ao longo da primeira semana de campanha. Bolsonaro obteve 943.200 interações - (Evaristo Sa/Carl de Souza/AFP)

    Os apoios anunciados ao ex-presidente Lula renderam pouco menos de 1,1 milhão de interações, entre postagens, comentários e compartilhamentos nas redes sociais, ao longo da primeira semana de campanha. Jair Bolsonaro obteve 943.200 interações, somando Facebook, Instagram e Twitter.

    Nas redes sociais, quem mais gerou engajamento ao nome de Lula foi Simone Tebet. Ela liderou em comentários e compartilhamentos entre os apoios ao líder petista, totalizando 492.500 interações. O apoio tímido de Ciro Gomes também engajou as redes. O pedetista foi o “aliado” de Lula que mais foi citado em postagens junto ao petista, com 37.500, totalizando 397.900 interações nas redes.

    Já as menções a Lula e ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso totalizaram 167.400 interações, enquanto as citações ao também tucano José Serra somaram 26.200. As relacionadas ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), por sua vez, somaram 12.000 interações.

    A contagem considera as interações em postagens com menções a Lula ou Bolsonaro e o nome do aliado que declarou apoio aos presidenciáveis. Foram levadas em conta as interações ocorridas desde a oficialização de cada apoio, até o final do último domingo. O levantamento foi feito pelo software da Vox Radar, empresa especializada na análise das redes sociais, sob encomenda da startup de comunicação O Pauteiro.

    Bolsonaro teve a semana marcada pelo apoio de vários governadores. Nas redes, o que propiciou maior impacto foi o de Minas Gerais, Romeu Zema, líder em postagens, compartilhamentos e comentários nas publicações com menções a ele e Jair Bolsonaro, totalizando 391.100 interações. O tucano Rodrigo Garcia aparece em seguida, com 233.500 interações relacionadas a menções conjuntas a ele e ao presidente. Logo depois, Cláudio Castro, gestor do Rio de Janeiro, aparece com 182.500 interações nas redes sociais.

    Continua após a publicidade

    Outros tiveram impacto menos significativo. As menções a Bolsonaro e ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, por exemplo, geraram 43.200 interações. As associações com Ratinho Junior, do Paraná, totalizaram 40.000, enquanto as relacionadas a Ibaneis Rocha, produziram 23.300 interações.

    Somadas as citações a Bolsonaro e aos governadores: do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Mato Grosso, Mauro Mendes; do Amazonas, Wilson Lima; do Acre, Gladson Cameli; de Roraima, Antonio Denarium; e de Rondônia, Marcos Rocha, foram geradas outras 29.600 interações.

    Enquanto o ex-presidente Lula liderou no total de postagens que o mencionaram junto aos aliados, com 69.900, Bolsonaro contou com 15.800 publicações que citam ele e algum dos governadores que declararam apoio oficial. O atual presidente, porém, teve vantagem no número de comentários, com 614.200, pouco mais que os 611.900 de Lula. O petista voltou a levar vantagem no total de compartilhamentos. Os posts sobre suas alianças foram replicados 402.200 vezes, enquanto os de Bolsonaro somaram 313.200 compartilhamentos.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.