No comando da prefeitura de BH, Damião diz atuar alinhado com Fuad
Vice-prefeito assumiu o comando da cidade durante o afastamento do titular, que está internado para se recuperar de um quadro de pneumonia

Vice-prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil) assumiu o comando da prefeitura da capital mineira no último sábado. Ele toca a gestão durante o afastamento do prefeito Fuad Noman (PSD), que tirou uma licença médica de 15 dias, e faz questão de mostrar que está em sintonia com o aliado.
“O prefeito está melhorando. O que a gente quer agora é dar tranquilidade para ele seguir com o tratamento — que é muito difícil — sabendo que tudo o que foi planejado por ele está sendo feito”, diz Damião.
A operação de monitoramento de áreas de risco na capital, neste início de ano, com fortes chuvas, virou uma prioridade do prefeito em exercício.
“Estamos trabalhando para que todos os órgãos da prefeitura atuem de forma coordenada nesse momento na cidade. Nos últimos dias, choveu 40% do previsto para todo o mês e tem mais chuva chegando. Então, o povo de Belo Horizonte pode saber que tem prefeito tocando o trabalho”, diz Damião.
Fuad deu entrada no Hospital Mater Dei na última sexta. Exames indicaram uma pneumonia, que causou insuficiência respiratória aguda e necessidade de assistência ventilatória. Esta é a quarta internação dele desde o fim de novembro de 2024.
Nesta terça, o hospital divulgou boletim em que afirma que Fuad apresentou “melhora nos parâmetros infecciosos”. Segundo a nota, o prefeito encontra-se “lúcido e orientado” e “apresentou evolução clínica” ao tratamento. Mesmo distante, Fuad tem mantido contato com Damião sempre que possível.