Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Noruega prorroga iniciativa para preservar florestas tropicais até 2035

O ministro do Clima e Meio Ambiente do país europeu elogiou o governo Lula pela redução do desmatamento na Amazônia

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 25 set 2024, 12h30

País que mais doou recursos para o Fundo Amazônia, a Noruega anunciou nesta terça-feira a extensão da Iniciativa Internacional para o Clima e Florestas, a NICFI, até 2035, com o objetivo de interromper o desmatamento para limitar as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade. “Garantir que esse trabalho continue é mais importante do que nunca”, declarou o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre.

“A NICFI tem apresentado bons resultados. Agora estamos enviando um sinal claro ao mundo de que este é um trabalho que vamos priorizar no futuro. A Noruega continuará desempenhando um papel central no desenvolvimento da cooperação global sobre florestas”, acrescentou Støre.

A Noruega colabora com vários países com florestas tropicais que conseguiram reduzir drasticamente o desmatamento nos últimos anos. O Brasil, por exemplo, reduziu o desmatamento na Amazônia em cerca de 65% em um ano e meio. O desmatamento na Indonésia permanece em um de seus níveis mais baixos em 20 anos e a Colômbia registrou os menores números em uma década. A Etiópia, por sua vez, protegeu florestas, restaurou grandes áreas e aumentou significativamente sua cobertura florestal.

O ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega elogiou esses países pelos resultados robustos e pela boa cooperação. “Durante o mandato anterior do presidente Lula, o Brasil reduziu o desmatamento na Amazônia em 80% e cortou emissões equivalentes a cerca de 80 anos das emissões da Noruega. Após alguns anos difíceis, o Brasil está repetindo esse sucesso. A liderança do Brasil será crucial no período que antecede a cúpula climática do próximo ano na Amazônia”, afirmou Tore O. Sandvik, sem comentar as queimadas que se alastraram pelo bioma e por grande parte do país neste ano.

Estabelecida em 2008, a iniciativa também contribuiu para fornecer ao mundo imagens de satélite de alta resolução de todas as florestas tropicais, garantir os direitos dos povos indígenas e das comunidades locais, incentivar e capacitar empresas a exigir produtos livres de desmatamento, mobilizar financiamento privado para créditos de carbono de alta integridade e aumentar os esforços contra crimes florestais organizados.

Neste ano, o governo da Noruega aumentou o financiamento da iniciativa em 1 bilhão de coroas norueguesas, elevando o valor total destinado em 2024 para mais de 4 bilhões de coroas (cerca de 400 milhões de dólares). A iniciativa foi inicialmente programada para continuar até 2030, mas agora foi estendida por mais cinco anos.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.