Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Nova operação da PF sobre Abin paralela mira Carlos Bolsonaro

Investigadores cumprem mandados em endereços do filho do ex-presidente no Rio de Janeiro

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 16h33 - Publicado em 29 jan 2024, 07h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira mais uma operação para investigar o esquema ilegal de espionagem montado na Abin durante a gestão de Jair Bolsonaro.

    Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão contra supostos beneficiados pelas informações ilegais obtidas pela chamada “Abin paralela”. Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente, é um dos alvos. Os agentes realizam buscas em endereços do vereador do Rio.

    “Nesta nova etapa, a Polícia Federal busca avançar no núcleo político, identificando os principais destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente no âmbito da Abin, por meio de ações clandestinas. Nessas ações eram utilizadas técnicas de investigação próprias das polícias judiciárias, sem, contudo, qualquer controle judicial ou do Ministério Público”, informou a corporação, em nota.

    Os nomes dos investigados na nova fase da operação não foram divulgados até o momento.

    De acordo com o comunicado, os alvos podem responder, “na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei”.

    Continua após a publicidade

    Segundo a PF, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, sendo cinco no Rio de Janeiro, um em Angra dos Reis (RJ), onde estão Carlos e o pai, um em Brasília, um em Formosa (GO) e um em Salvador.

    Na semana passada, a Polícia Federal cumpriu mandados contra Alexandre Ramagem, suposto líder do esquema de espionagem, e integrantes da Abin e da própria PF por envolvimento nas missões criminosas.

    Os investigadores descobriram que diferentes autoridades da República foram monitoradas ilegalmente e que os integrantes do grupo atuaram para atrapalhar investigações e para auxiliar os filhos de Bolsonaro em casos na Justiça.

    Publicidade

    Publicidade
    Imagem do bloco

    4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

    Vejinhas Conteúdo para assinantes

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.