Número de turistas estrangeiros no Brasil surpreende no início do ano
Marca de 2,8 milhões de visitantes em janeiro e fevereiro é a maior para o período e representa alta de 57% em relação aos mesmos meses de 2024

O Brasil recebeu mais de 2,8 milhões de visitantes estrangeiros nos dois primeiros meses de 2025, o maior número da história para o período. Na comparação com o primeiro bimestre de 2024 — ano em que o país bateu o recorde de turistas internacionais — houve um expressivo crescimento de 57%.
Somente em fevereiro, foram 1.326.884 desembarques de turistas internacionais. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.
O Rio Grande do Sul segue sendo a principal porta de entrada dos turistas estrangeiros, marcando 347.186 chegadas. Em seguida aparecem São Paulo (309.977) e Rio de Janeiro (262.108). Já no Nordeste, a Bahia mantém a liderança nesse receptivo. Foram 24.254 viajantes que escolheram a capital baiana, Salvador, para entrar no país.
Os argentinos foram os principais visitantes em fevereiro, quando o Brasil recebeu 662.694 “hermanos”. O número é mais de duas vezes maior que os 306.756 registrados no mesmo mês do ano passado.
O fluxo de europeus entrando no Brasil também aumentou (56%) entre janeiro e fevereiro. Países como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido e Itália enviaram 142.000 turistas no segundo mês do ano, contra os pouco mais 91.000 que estiveram no país neste janeiro.
“É fundamental observarmos esse crescimento, especialmente entre turistas europeus. Fruto da ampliação do nosso trabalho de promoção dos destinos brasileiros em grandes e importantes feitas, como por exemplo a Fitur, que aconteceu em Madri no início do ano. Isso mostra que estamos conseguindo furar a bolha e posicionar o Brasil como um destino turístico viável, seguro e atraente para um mercado altamente exigente. O protagonismo do Brasil no turismo global é inegável”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.