Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O apelo de Mercadante por ‘Bessias’, o futuro chefe da AGU

Jorge Messias ficou conhecido em 2016 ao ter seu nome citado em uma interceptação telefônica de uma conversa de Dilma e Lula

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 13 dez 2022, 17h06

Durante o evento de conclusão dos trabalhos do gabinete de transição do governo Lula nesta terça, Aloizio Mercadante fez um apelo à imprensa para chamar o futuro chefe da AGU, Jorge Messias, pelo seu nome próprio e não mais por “Bessias”, que foi como ele ficou conhecido nas páginas de jornal em 2016.

Messias era auxiliar de Dilma Rousseff e teve o seu nome citado pela presidente em uma interceptação autorizada por Sergio Moro, na época em que ele era juiz da operação Lava-Jato. Na ocasião, Dilma faria a nomeação de Lula como ministro de seu governo para evitar uma possível prisão de seu antecessor pela operação. Sem autorização do Supremo, Moro retirou o sigilo do grampo e o seu conteúdo serviu de munição aos movimentos de oposição que levaram à queda da petista meses mais tarde.

“Eu tô mandando o Messias junto com o papel, pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse [como ministro], tá?”, disse Dilma a Lula na conversa gravada. Nesta segunda, Aloizio Mercadante defendeu o trabalho de Messias na assessoria jurídica do gabinete de transição e já é tida como certa a sua indicação na AGU do futuro governo Lula.

“Eu queria registrar o papel incansável da assessoria jurídica nesse processo [de transição]. O Márcio Rosa e o Jorge Messias fizeram todos os requerimentos [aos órgãos públicos]. Eu quero fazer um apelo à imprensa brasileira: o Jorge Messias é um servidor de 21 anos de carreira, um dos melhores advogados da União. Ele cumpriu todas as suas passagens de uma forma absolutamente exemplar e eficiente. E tem um episódio grave, que foi a quebra do sigilo de um diálogo da presidenta Dilma e que uma matéria mal apurada disse que o nome dele era Bessias. Aquilo lá é um lavajatismo fracassado e que levou o país a uma situação muito grave e que nem ali ele jamais cometeu nenhuma irregularidade. O apelo que eu faço depois de tudo o que ele fez na transição e na história do seu profissionalismo é que o chamem pelo nome, que é Jorge Messias”, disse Mercadante.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.