Um estudo inédito do Sebrae apontou que o número de pequenos negócios tomadores de crédito registrou, no primeiro trimestre de 2024, o maior patamar dos últimos oito anos para o período.
De janeiro a março deste ano, o Banco Central contabilizou 6,5 milhões de microempreendedores individuais ou donoso microempresas e empresas de pequeno porte com alguma operação junto ao sistema financeiro. Nos três primeiros meses de 2016, foram 2,8 milhões.
Dentro da quantidade de tomadores de crédito do primeiro trimestre de 2024, 4,35 milhões são donos de microempresas, seguidos por 1,4 milhão de MEIs. Entre as modalidades de crédito e financiamentos mais comuns, estão compras parceladas em cartões de crédito, cheque especial e capital de giro.
Somente o número de MEIs com alguma operação de crédito no sistema financeiro teve um crescimento de quase 100% em três anos. No primeiro trimestre de 2021, eram 770.000 envolvidos em modalidades que vão de compras parceladas em cartão de crédito a empréstimo para capital de giro. Já nos primeiros três meses deste ano, esse número alcançou 1,4 milhão de microempreendedores individuais.
No primeiro trimestre deste ano, o volume de créditos concedidos aos pequenos negócios somou 109 bilhões de reais, segundo o levantamento realizado pelo Sebrae, com base em dados do Banco Central.