Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O custo milionário da repatriação de brasileiros pelo Itamaraty

País já recebeu 6.000 solicitações e o número continua crescendo com o avanço da pandemia de coronavírus

Por Mariana Muniz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 abr 2020, 07h40 - Publicado em 28 abr 2020, 06h10

Dados do governo obtidos pelo Radar mostram que, até o último dia 22, o Itamaraty gastou mais de 45 milhões de reais em viagens de repatriação de brasileiros que estavam no exterior e voltaram ao Brasil por causa da pandemia do coronavírus.

A montanha de dinheiro foi investida no fretamento de voos, no aluguel de ônibus, na compra de passagens aéreas e no pagamento de ajudas humanitárias para pessoas que estão em situação crítica. A previsão de fontes do Itamaraty é de que, a continuar nesse ritmo, o dinheiro acabe nos próximos dias. Então, a orientação tem sido de “dar uma segurada” em novos pedidos de socorro.

ASSINE VEJA

Coronavírus: uma nova esperança
Coronavírus: uma nova esperança A aposta no antiviral que já traz ótimos resultados contra a Covid-19, a pandemia eleitoral em Brasília e os fiéis de Bolsonaro. Leia nesta edição. ()
Clique e Assine

O Itamaraty, responsável por coordenar as repatriações, tem lidado com o fato de que os números de pedidos de ajuda de pessoas que querem voltar ao Brasil não diminuem.

Desde que o gabinete de crise dentro do Ministério das Relações Exteriores foi criado, a marca de solicitações está em 6.000. Fontes diplomáticas atribuem a estatística a uma mudança no perfil de quem pede para voltar.

Continua após a publicidade

No início da crise, o problema envolvia os turistas brasileiros que ficaram para fora. Agora, os pedidos se concentram em brasileiros que moram fora, mas que perderam os empregos e querem retornar. É um ciclo aparentemente longe do fim. O sujeito foi morar fora por opção, tentou se segurar na crise, mas não conseguiu e acabou pedindo socorro em um posto diplomático.

Com o orçamento curto, o Itamaraty teve que mudar os critérios de atendimento. Até então, todos os pedidos estavam sendo atendidos – e a conta é totalmente pendurada nos cofres públicos. Agora, os serviços consulares passaram a solicitar à Defensoria Pública da União uma declaração de carência para o deferimento de novos auxílios.

Publicidade

Imagem do bloco
Continua após publicidade

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Continua após publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.